Uma viagem pela história do Brasil

Através da magia do teatro de bonecos, espetáculo “Santo ‘Seu Hilário’ leva o público a uma viagem repleta de fantasia, curiosidades e reflexões.
O teatro, a dança e a música facilitam o aprendizado e estimulam a criatividade das crianças e dos adolescentes. Por isso, a Vallourec busca sempre desenvolver atividades lúdicas com os alunos das escolas do G+, grupo formado por 12 instituições de ensino da região do Barreiro, que participam de encontros mensais realizados pela Empresa com foco na formação e promoção de agentes educativos.
Na Escola Estadual Duque de Caxias, a expectativa é grande por receber esse tipo de atividade que tanto atrai a atenção dos alunos. Para a diretora Maria Elisa Mendes de Almeida Resende, são oportunidades de acesso à cultura. “É excelente que eles tenham contato com esses eventos culturais, que possibilitam uma relação mais prática com o conteúdo trabalhado em sala de aula”, afirma.
Em fevereiro deste ano, um dos espetáculos aguardados é o “Santo ‘Seu’ Hilário – relatos de um viajante”, produzido pelo grupo teatral Companhia de Inventos de Tiradentes – MG. O patrocínio é da Vallourec, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
De acordo com o idealizador do projeto e diretor da Companhia de Inventos de Tiradentes-MG, Nado Rohrmann, a peça propõe a discussão sobre a conservação ambiental. “Utilizando a linguagem do teatro de bonecos, “Santo ‘Seu’ Hilário” conta as histórias do botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, que foi muito importante para a história e cultura do nosso país. Entre os anos de 1816 e 1822, ele fez uma expedição pelo Brasil e passou por várias regiões, catalogando milhares de espécies da fauna e floras locais e deixando um grande legado para os estudos de biologia, geografia e etnografia do nosso país”, destaca. Em suas viagens pelo país, Auguste de Saint-Hilaire ainda fez inúmeras observações sobre as relações do homem com a natureza e desde já alertava sobre questões importantes, como a prática das queimadas e suas consequências ao meio ambiente.
De acordo com o Nado Rohrmann, o espetáculo foi adaptado para apresentação nas escolas do G+. “Criamos um cenário inspirado em mapas da época para facilitar o entendimento da questão geográfica pelos alunos. A peça ainda pretende ser bem interativa, explorando o diálogo com a plateia, que acontece com muita intensidade quando nos apresentamos nas escolas. A reação dos alunos é incorporada às cenas e acrescenta muito ao espetáculo. Isso é estimulante”, opina. Segundo ele, as apresentações ainda incluirão alguns números da peça “Marionetes à Fio”, apresentado pela Companhia de Inventos desde a sua fundação.
Neste ano, “Santo ‘Seu’ Hilário – relatos de um viajante” percorrerá 14 cidades de atuação da Empresa. Como parte do projeto, também serão realizados oito workshops sobre técnicas de manipulação de bonecos. As datas e locais de realização serão divulgadas antecipadamente nas comunidades contempladas.
Em 2013, a Vallourec destinou recursos para realização de 12 projetos socioculturais, por meio do seu Edital para patrocínio a projetos incentivados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Ao todo, foram realizadas mais de 600 atividades, como espetáculos de teatro e dança, palestras, oficinas e workshops que contemplaram 32 localidades de atuação da Empresa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: